quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resenha: Partials

"O ataque a Pearl Harbor ficou na memória de nossos antepassados como o dia da infâmia. O dia em que os Partials nos atacarem com o vírus RM não ficará em memória alguma, pois não haverá ninguém para se lembrar disso."
 
- Contra Capa
 
      I- Resenha:
            Toda resenha eu começo falando que amei o livro e que indicaria a qualquer pessoa apaixonada por literatura. Mas dessa vez, eu vou fazer diferente.
            Eu estou com uma lista enooorme de livros para ler e fui a livraria decidida que iria comprar todos do Harry Potter. Mas, quando eu cheguei lá, comprei uns completamente diferentes.
            O primeiro que eu peguei foi "O Diário da Fani" de "Fazendo o Meu Filme" da Paula Pimenta. Depois, o vendedor me indicou "Finnikin, o Guerreiro" (já tem a resenha dele aqui no blog). E, por último, a minha mãe disse que tinha gostado da sinopse desse livro, mas quando eu fui ler achei completamente chato. Nunca li um livro tão científico como esse e, tenho que admitir, fiquei meio chateada no começo. Eu não entendia nada, só sabia que tinha humanos, alguma coisa denominada Partials e um tal de vírus RM. Mas, depois que passei dessa fase, vi o quanto estava enganada. 
            Eu gostei do livro, terminei em menos de uma semana. Mas eu não recomendaria a qualquer um. Esse livro é precioso demais para ser menosprezado e só quem é lunático por medicina, ciências (o que não é o meu caso) e literatura vai entende-lo. Esse livro não é para ser abandonado, nenhum livro deveria ser, na verdade. Ele fala de vírus, não daqueles de computador, vírus de doenças. E esse vírus (RM) matava todos os bebês recém-nacidos. Resultado: o mais novo da cidade tinha 14 anos. A decisão do senado? Uma lei que obrigava todas as jovens engravidarem. E a cada ano a idade de gravidez vai abaixando por ordem do governo. Kira, uma estagiária de medicina que tem 16 anos, tem a melhor amiga grávida. Como ela não quer que o bebê morra, decide que encontrará a cura para o vírus. Aí você pensa: Meu Deus, como uma menina de 16 anos, estagiária, inexperiente vai conseguir a cura? A resposta é simples: tudo é possível se você tiver coragem.
            Aí novamente você se pergunta: Mas onde os Partials entram nessa história? O que são os Partials? São iguais a vocês aparentemente. Mas, para saber mais detalhes, leiam o livro. Ele fala tudo, nos mínimos detalhes. Tomem cuidado com eles, meus amigos, porque o futuro pode estar nas páginas desse livro.
            A letra do livro é uma fonte bem original. Mas tem um espaço entre as linhas, o que deixou a minha leitura confortável e avassaladora. A capa é linda demais e super atraente. Eu acho que eu só tenho dois livros da iD, mas esses valeram a pena. Queria tanto que ele virasse filme...
 
      II- Dados do Livro:
  • Título: Partials
  • Autor: Dan Wells
  • Editora: iD
  • Ano de Publicação: 2012
  • Número de Páginas: 438
      III- Sinopse
            A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente.
            Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança.
            Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...

Equipe MLMC



Um comentário:

  1. Esses "Partials" são idênticos aos humanos (é o que a sinopse diz). Mas mesmo sendo idênticos os humanos conseguem distinguir um Partial de um humano? Porque se não conseguir seria muito fácil para eles acabarem com os humanos. Bastaria entrarem em alguma colônia ou grupo de humanos e matá-los silenciosamente. 1 a 1. E o Partial poderia se passar por humano durante esse extermínio. Excelente resenha. Bj

    ResponderExcluir